Volante tremendo: motivos

Quem dirige carro no cotidiano, seja de forma profissional ou não, normalmente precisa estar atento à manutenção do veículo. Trocas de óleo regulares, limpeza, calibragens dos pneus e outras providências todos sabem que devem ser tomadas com determinada periodicidade. Outros problemas, no entanto, só tomamos consciência quando aparecem, ou seja, quando o carro dá determinados sinais.

Um dos que mais preocupa os motoristas, principalmente os mais leigos, é o tremor do volante. Normalmente começa bem leve e, à medida em que passa o tempo sem que a razão seja identificada, vai aumentando até tornar a direção cansativa e perigosa.

E os temores de quem passa por esse problema têm razão de existir. Isto porque quando o volante treme, as razões para que isso aconteça são diversas, desde a que apresentam soluções mais simples até as que podem gerar ou ser a causa de problemas mais graves, causando perigos graves a quem dirige tal veículo.

Para que as causas sejam identificadas e o que possa haver de errado resolvido o quanto antes, listamos abaixo o que pode causar tais tremores.

VERIFIQUE OS PNEUS

Há causas mais comuns do que outras para os tremores no volante. E muitas delas estão ligadas aos pneus. A mais simples de todas pode ser uma calibragem mal feita. Por isso, a primeira providência é dirigir-se ao local mais próximo onde for possível fazer uma calibragem correta, de acordo com o manual do proprietário.

Caso isso não resolva, a coisa pode ser um pouquinho mais séria. Por conta das péssimas condições das nossas ruas e estradas, cair em buracos, passar por quebra-molas não sinalizados, andar em terrenos hostis ao veículo é quase que uma constante no cotidiano de qualquer motorista. Tudo isso causa desequilíbrio nos pneus e, consequentemente, os tremores no volante.

Portanto, se a calibragem não resolver, as causas podem ser:

– balanceamento ruim

– roda entortada, amassada ou pneu com deformidade

– Articulações e rolamentos apresentando folgas

 

Outra razão que envolve os pneus e pode causar tremor no volante é o fato de os pneus estarem muito gastos. Popularmente chamamos de “pneus carecas”. Troque-os o mais rapidamente possível!

 

SUSPENSÃO

Esta é outra causa comum para os tremores no volante dos carros.  Não é raro que haja desequilíbrios nos amortecedores, barras estabilizadoras e de direção ou nos pivôs. Quaisquer desses problemas podem causar graves acidentes. Fique atento!

FREIOS

Saindo da suspensão, vamos ao freio. Neste caso, a razão dos tremores é facilmente identificável, mas, assim como com os pneus, recomenda providências imediatas.

A razão dos tremores será o freio caso eles aconteçam quando você freia o carro. Se isso acontecer, é certo que os discos de freio estão empenados. Vá ao mecânico e providencie a troca de todo o conjunto.

MOTOR

Embora não seja uma causa das mais constantes, há a chance de que a vibração do volante aconteça devido a alguma disfunção no motor do carro. Por se tratar do sistema mais complexo de qualquer veículo, neste caso só mesmo um mecânico poderá identificar qual parte do motor é a causa do problema. Falhas nos plugues e problemas no envio de nível adequado de ar ao propulsor são dois dos exemplos mais comuns.

Para todas as possíveis causas das vibrações nas diversas partes citadas, há uma providência que JAMAIS deve ser tomada. De maneira e sob hipótese alguma deixe a solução de algo que pode ser tão grave nas mãos de curiosos. Não são raros – muito pelo contrário – os acidentes causados por maus consertos em problemas que podem até ser simples, mas acabam custando até vidas.

Problema identificado, leve o veículo ao seu mecânico de confiança imediatamente e deixe a solução na mão de um especialista. SEMPRE!

 

× Como posso te ajudar?