Ultimamente, muitos acidentes relacionando veículos e fios de alta tensão, têm chamado a atenção das autoridades. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da eletricidade, o número de mortes por choques elétricos aumentou no país. Em 2014, 627 pessoas morreram eletrocutadas. O número representa um aumento de 17% em relação a 2013.

As regiões onde se concentram os maiores números de mortes são as regiões Nordeste, com 266 mortes e a região Sudeste, com 123. No início deste ano, em São Gonçalo, quatro pessoas de uma mesma família morreram eletrocutados em um veículo. O pai de 55 anos, teria acabado de colocar o bebê no carro quando o cabo de média tensão se rompeu e caiu em cima do veículo. O irmão do bebê, de 13 anos, foi tentar tirar o irmão do carro e também levou descarga elétrica. (Leia mais sobre o caso aqui).

Essas situações ocorrem por falta de conhecimento. Você saberia o que fazer?

Primeiramente, se você estiver dentro de um veículo, no veículo você deve permanecer. Caso você esteja do lado de fora, em momento algum pense em entrar e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

Mantenha a calma. Não saia do carro enquanto um bombeiro não tirar o fio de cima dele. O carro, por sua estrutura de aço, funciona como uma “gaiola metálica” em relação ao cabo de energia, mantendo essa energia em seu exterior, isolando quem está dentro do veículo. Mesmo estando dentro do veículo, não pegue na parte metálica, pode ser que a corrente elétrica tenha passado pelos pneus, se estiverem em contato em água com sal ou metais.

E se você estiver esperando o resgate e o carro começar a pegar fogo?

Primeiro abra a porta. Você precisará pular do veículo e cair com os dois pés juntos. Não tente dar passos largos, muito menos sair correndo. Como o solo está energizado a corrente elétrica pode viajar entre os pés se estiverem afastados, atravessando o corpo de um pé ao outro, quanto mais afastados os pés maiores as chances de choque, então afaste do carro com passos bem curtos e bem devagar a pelo menos 25 metros de distância.

Se você encontrar cabos energizados caídos ou bater contra um poste:

  • Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros;
  • Não dirija sobre os fios;
  • Fique no carro;
  • Se em perigo, pule para longe do carro caindo com os pés juntos;
  • Se afaste do carro por pelo menos 25 metros.

O vídeo abaixo exemplifica bem como agir nesta situação. Assista:
primeiro
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/embed/5r1BTKPAmm0″]

Fontes: Globo.com e Ensinando elétrica

× Como posso te ajudar?