Antes que possamos nos aprofundar no que, de fato, é um rastreador veicular, precisamos primeiro esclarecer sobre o que se trata o rastreamento veicular.

Pois bem, rastreamento de veículos nada mais é do que uma tecnologia que permite que uma pessoa, à distância, saiba onde está um carro, caminhão ou moto, por exemplo.

Para que funcione, é necessário que três peças fundamentais trabalhem em conjunto: um dispositivo conectado ao veículo, um sistema de comunicação capaz de manter contato com o dispositivo e um forma que permita que essas informações trafeguem do sistema até o usuário que deseja ter ciência da localização do veículo.

Mas…o que é o tal do rastreador?

O rastreador veicular é o tal do dispositivo conectado ao veículo que citamos acima. Trata-se de um dispositivo que cabe na palma da mão e pode ser conectado a um veículo por meio de uma tecnologia chamada On Board Diagnostic (OBD, na sigla em inglês, ou diagnóstico a bordo).

É importante ressaltar que não há impeditivos tecnológicos para o uso do dispositivo, já que desde 2010 no Brasil é obrigatório que os veículos tenham uma entrada compatível com a tecnologia. É nessa entrada que o dispositivo de rastreamento veicular pode ser espetado.

Quando conectado ao veículo, o rastreador envia informações para uma rede, informando a localização do automóvel em instantes específicos.

Para que seja possível rastrear, por exemplo, uma frota, é necessário o uso da tecnologia GPS. Em português, essa sigla significa “sistema de posicionamento global”.

São esses aparelhos que ajudam o dispositivo a saber a localização de um veículo. O que muda é a forma de passar essa informação vinda do GPS para uma central.

Os modelos mais modernos de rastreadores, com conexão à internet, podem repassar dados online em tempo real, por meio da tecnologia M2M/GSM. Para isso, são usadas antenas de telefonia para passar as informações. Assim sendo, têm mais chances de se aproximar do tempo real da localização do veículo.

Por que devemos usar rastreador?

A função mais importante do rastreador veicular é informar a localização exata de um veículo, seja ele carro, caminhão, moto ou qualquer outro.

Mas para responder a pergunta desse tópico, sejamos mais objetivos.

O primeiro fator é a segurança. Como os sistemas armazenam informações da posição do veículo, torna-se possível rastrear sua trajetória caso haja algum sinistro – como um roubo, por exemplo.

O outro é a eficiência: Equipado com um rastreador veicular, o veículo oferece ao seu dono, por exemplo, rotas mais rápidas para um trajeto específico.

Modelos mais robustos de rastreadores são capazes até de determinar se é necessário realizar manutenção prévia de um veículo.

E aí, já sabe como conseguir ter acesso a um poderoso e eficiente sistema de rastreamento para seu veículo? Caso a sua resposta seja não, ligue já para a Avantage!

Somos uma associação de proteção veicular que trabalha com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Por isso, contamos, inclusive, com um eficiente sistema de rastreamento.

Venha conhecer nosso trabalho e aproveite para fazer parte do nosso clube de vantagens, com mais de 200 empresas associadas!

× Como posso te ajudar?