Muito se engana quem compra um carro e pensa que basta acelerar, frear e, quando não é automático, passar a marcha. Como toda máquina, qualquer automóvel precisa de manutenção. Trocas de óleo, filtros, pneus…e também a bateria. Esta é uma peça fundamental para o bom funcionamento do veículo e não prestar atenção ao seu funcionamento pode trazer consequências graves.

Antes de pensar em trocar a bateria, vamos deixar uma coisa bem clara: bateria não tem prazo de validade. Portanto, não caia na conversa de fabricantes e interessados em vender esse componente. O que vale, de fato, é ficar atento ao funcionamento das partes que dependem diretamente desse equipamento.

A bateria é o item que alimenta o motor de arranque e fornece energia para os demais componentes do veículo. Quando está por terminar seu tempo de vida útil, alguns dos sinais apresentados são o enfraquecimento da luminosidade dos faróis e dificuldades de ligar o carro.

Para não ser pego de surpresa e se atrasar para um compromisso ou mesmo uma viagem, é importante estar atento a alguns fatores.

ZINABRE

Se os polos da bateria do seu veículo apresenta cor azulada, trata-se de uma substância chamada Zinabre. Ela é o resultado da reação química que envolve o ácido sulfúrico da própria bateria com o oxigênio e os metais do polo. Quando isso acontece, a crosta no entorno pode ficar espessa demais e impedir que haja contato do metal com o polo. A consequência disso a falta da passagem da corrente elétrica e aí o carro simplesmente não liga. O que se deve fazer é observar e levar o carro a uma oficina caso haja formação de zinabre.

CUIDADO AO LIGAR O CARRO

Para ter uma vida útil prolongada, a bateria do carro não deve ser forçada além do que normalmente se faz no cotidiano. Uma dica para que a cada dois a três anos – ou menos –  não seja necessário fazer a troca é desligar tudo no carro que possa puxar muita energia na hora de liga-lo. Deixar o ar condicionado no zero e não estar ouvindo música ou utilizando demais funções multimídias ajuda e muito. Ah…e faróis apagados sempre também!

MAUS SINAIS DE FUNCIONAMENTO

Dissemos um pouco acima que a bateria não tem prazo de validade. Mas, claro, ela não “vive” para sempre. Com o tempo, normalmente entre dois e quatro anos, dependendo do quanto ela é exigida, o componente vai apresentando sinais de desgaste. Ficando atento a eles, o motorista não passa sustos.

– Dificuldade ao ligar o carro: quando o motor não vira e fica com o barulho da tentativa se tornando mais fraco, pode ser que a bateria seja a causa.

– Aviso no painel: Aquela luzinha vermelha não falha! Ao vê-la acesa, leve o carro ao mecânico e solicite testes na bateria. É muito provável que tenha chegado a hora da troca.

– Quando itens do sistema elétrico apresentam sinais de fraqueza (vidros do carro, luzes do painel e do farol fracas, por exemplo) vá a uma oficina e dê uma checada na saúde da bateria.

COMO ESCOLHER A MELHOR BATERIA

Tão importante quando saber a hora de trocar a bateria é não errar na hora de trocá-la. O primeiro passo para fazer a coisa certa é verificar se o componente escolhido possui selo do INMETRO.

Isto feito, não seja atraído por preços muito mais baratos que os normalmente praticados pelas grandes marcas. De preferência busque marcas consagradas: Heliar, Moura e Bosch são as mais consagradas.

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