A nova placa para veículos, chamada Placa Mercosul, começou a ser usada no Brasil em 2018, mais especificamente no Rio de Janeiro. E seu uso obrigatório – com algumas exceções – passou a ser exigido em todo o território nacional em 2020.

A placa impõe um novo padrão entre as nações que pertencem ao bloco econômico Mercosul, que atualmente inclui como países membros efetivos Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela – este último, em situação de suspensão por descumprir com certos protocolos exigidos.

A ideia da placa Mercosul é de unificação: assim, as placas seguem um mesmo modelo, diferenciando-se por sua nacionalidade. Em julho de 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que a partir de 31 de janeiro de 2020, a nova placa Mercosul seria obrigatória em todo território nacional.

PLACA OBRIGATÓRIA

Atualmente a obrigatoriedade do uso da placa aplica-se a alguns casos. Vamos a eles:

– Primeiro emplacamento

– Alteração de categoria do veículo

– Mudança de município ou de estado

– Ocorrências de furto, roubo, extravio ou dano

– Segunda placa traseira

– Transferências de propriedade com mudança de localidade

É importante deixar claro que qualquer motorista que deseje migrar para o novo emplacamento pode fazê-lo.

MUDANÇAS

A nova combinação da PIV (Placa de Identificação Veicular) amplia o número de combinações possíveis de 175 milhões nas placas com três letras e quatro números para 456 milhões, com 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números.

Outras modificações incluem gravações a laser, efeitos visuais, número de série criptografado e o QR Code que dá acesso a informações como produção e dados completos do veículo, via aplicativo.

A mudança visa dificultar falsificações e clonagens. Outra alteração é que a nova placa exclui informações como cidade e estado de origem do veículo.

As cores das letras identificam o tipo de veículo:

– Preta: automóveis particulares

– Azul: veículos oficiais

– Vermelha: automóveis comerciais

– Dourada: diplomáticos

– Cinza: colecionadores

– Verde: para carros de teste de fabricantes ou outras empresas do segmento

PREÇO

A legislação não definiu um preço padrão para as placas. No entanto, o Detran pode determinar o valor máximo a ser praticado. Em São Paulo, por exemplo, o teto é de R$ 138,24, mantendo o custo da placa anterior.

Com placa nova ou placa velha, carro zero ou usado, o importante mesmo é que seu bem esteja protegido! Para que isso acontecer de uma forma extremamente eficaz e que cabe no seu bolso, conheça a Avantage!

 

Somos uma Associação de Proteção Veicular com enorme experiência no mercado e trabalhamos visando deixar nossos sócios tranquilos e confiantes de que qualquer sinistro, seja roubo, furto ou acidente, por exemplo, será coberto de acordo com o combinado.

 

Além disso, contamos com um Clube de Vantagens que conta com mais de 200 empresas associadas, oferecendo promoções e descontos para os nossos sócios.

Entre já em contato conosco!

× Como posso te ajudar?