Ninguém está livre de deparar-se com um incêndio no carro. Nessa situação, é importante saber como agir. Ter uma proteção que te dê assistência em casos como esse é primordial. Além disso, mantenha a calma e fique atento às dicas.

Procuramos o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) para passarmos informações seguras e esclarecer algumas dúvidas.

 

Entender quais as principais causas de incêndios em veículos é fundamental para prevenir este tipo de ocorrência. Segundo os bombeiros, a manutenção preventiva do veículo é importante para impedir futuros vazamentos, ressecamento ou rompimento das peças do motor. Outros problemas comuns são: pane elétrica, bateria mal instalada, explosão de equipamentos no interior do veículo sob altas temperaturas quando o veículo está estacionado com os vidros fechados.

Ao verificar fumaça saindo do capô, a orientação é parar o veículo em local aberto e afastado de outros carros, desligar a chave de ignição e orientar a saída dos ocupantes. Se não for possível controlar o princípio de incêndio com o extintor, se afaste. E chame o Corpo de Bombeiros (193), mesmo que acredite que o fogo tenha sido controlado, pois há sempre o risco de haver reignição.

 

Um alerta extra para os carros com GNV que podem possuir um cilindro com combustível altamente inflamável na parte traseira e, por isso, mais propício a vazamentos. Ao pedir ajuda, informe aos bombeiros em que local está instalado o cilindro. Outra dica valiosa é evitar abrir todo o capô de uma só vez, pois o fogo pode aumentar em contato com o ar e as chamas causarem graves ferimentos. Um dos grandes perigos que se deve evitar a todo custo é tentar tirar algum objeto de dentro do veículo.

Uma dúvida comum é se todo incêndio pode levar a uma explosão do carro. E a resposta é não, a explosão não acontece sempre, pois depende do tempo de exposição ao fogo e da área do carro atingida.

 

Perguntamos também sobre o uso de extintores de incêndio, pois desde outubro de 2015, pelo Código Brasileiro de Trânsito, os equipamentos não são mais itens obrigatórios no carro. Entretanto, os bombeiros aconselham todos os motoristas não só a terem o extintor do tipo ABC no prazo de validade dentro do veículo, mas, principalmente, a aprenderem a usá-lo. Já que sem conhecimento técnico adequado, extintores incorretos podem não ser eficazes e até perigosos no combate ao fogo. Por isso, não use qualquer extintor no seu carro!

Caso um motorista aviste um outro veículo pegando fogo ao seu redor, deve manter uma distância segura de aproximadamente 50 metros para não correr o risco da chama atingir o próprio carro.

 

Essas dicas podem te proteger e ajudar você a proteger outras vidas. Compartilhe a informação!

× Como posso te ajudar?