Adquirir um veículo em qualquer grande metrópole do mundo e não contratar algum tipo de proteção para o novo bem é como jogar roleta russa a cada vez que o proprietário sai à rua ou mesmo deixa seu carro estacionado enquanto trabalha, faz compras ou vive um momento de lazer com a família.

Por isso, ao longo dos anos, desde o início do século XX, as opções de seguro e proteção veicular vem se multiplicando. Ainda assim, para muitas pessoas, as diferenças entre proteção veicular e seguro automotivo não são claras. E isso, evidentemente, acaba se tornando um problema na hora de optar por uma ou outra modalidade. Assim sendo, é muito importante se informar e conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma antes de escolher a que melhor se adequa ao seu perfil.

 

A DIFERENÇA FUNDAMENTAL

A melhor forma de começar a explicar de maneira simples e direta quais as diferenças entre seguro e proteção veicular é esclarecer o que diferencia as duas modalidades mais claramente.

O seguro auto é oferecido por empresas seguradoras, privadas. Isso faz com que, logicamente, tenham interesses econômicos, precisem dar lucro, trabalhar com metas, etc.

A proteção veicular funciona por meio de associações cooperativas sem fins lucrativos. Ou seja, trata-se de uma reunião de pessoas que se associam e dividem os custos e as despesas da proteção dos veículos.

As diferenças entre as duas formas de proteger um veículo, porém, estão longe de parar por aí. Abaixo listaremos mais algumas delas.

 

APÓLICE

Este documento está disponível apenas para quem opta por contratar um seguro veicular. Nela estão descritos os deveres e as responsabilidades da seguradora e do cliente. Sendo assim, é a seguradora que assume a responsabilidade sobre os riscos e eventuais custos.

Quem contrata a proteção veicular não fica sabendo imediatamente que não há apólice. Nesse caso, o documento, garantia de proteção do veículo, é substituído pelo contrato assinado por parte dos associados, no qual se comprometem a responsabilizar-se mutuamente sobre os veículos.

 

REGULAMENTAÇÃO

Por se tratarem de empresas com fins lucrativos, as seguradoras são regulamentadas e estão sujeitas às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

O serviço de proteção veicular, pelo fato de ser feito por meio de associações, são regidos pelo Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

 

ADESÃO

O proprietário de veículo que opta por contratar um seguro automotivo precisa passar por algumas etapas, como cotação, efetivação da proposta, apresentação da Nota Fiscal (no caso de ser um veículo 0km) e escolha da forma de pagamento.

Quem resolver ter proteção veicular precisa pagar uma taxa e assinar o termo de adesão. Esse documento oficializa a associação, fazendo com que a proteção passe a vigorar. O pagamento por parte dos associados é feito mensalmente e estas podem variar de acordo com os eventuais prejuízos nos carros.

 

COBERTURA

Em geral, é neste quesito que seguro auto e proteção veicular mais se parecem, Normalmente a cobertura é praticamente a mesma: garantia contra roubos, furtos, incêndios, colisões e danos a terceiros.

O que diferencia é que, por se tratarem de empresas de um porte maior e, voltando a repetir, com fins lucrativos, as seguradoras dispõem de coberturas adicionais, cobrando mais por isso. Estas podem ser assistência 24 horas, guincho, chaveiro, entre outras, por exemplo. Há que se ressaltar, porém, que as principais associações também oferecem esses serviços nos dias de hoje.

Independente da escolha que o proprietário de um veículo for optar, o mais importante mesmo é pesquisar as empresas que oferecem esta ou aquela forma de proteção. Ver as redes sociais, acessar órgãos que registrem reclamações de usuários, dentre outras providências, antes de bater o martelo por sua escolha.

 

CONHEÇA A AVANTAGE

Ao realizar a pesquisa sugerida acima, não deixe de conhecer a Avantage.

Somos uma associação de proteção veicular que visa reunir pessoas idôneas, comprometidas em proteger-se mutuamente dos eventuais prejuízos inesperados.

Buscamos para nossos associados o que for preciso para apoiá-los com competência, eficiência e presteza em casos de roubo, colisão, incêndio, furtos e demais acidentes.

Outro diferencial nosso é o clube de vantagens. Contamos com mais de 200 empresas parceiras nas mais diversas áreas. Sendo assim, é possível ao nosso associado dispor de descontos em lojas de departamentos, farmácias, clínicas médicas, atendimentos especiais, assistência veicular 24h, assistência residencial, auxílio funeral e indenização por morte.

 

Entre em contato, agende uma visita e torne-se nosso mais novo associado. Será um prazer tê-lo como parte do nosso time!

× Como posso te ajudar?