Quem costuma abastecer o veículo com etanol deve ter notado uma diferença para menos no preço do combustível. De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Os preços médios do etanol hidratado recuaram em 19 estados brasileiros.

Na média dos postos brasileiros pesquisados pela ANP houve recuo de 0,89% no preço médio do etanol.

O estado da Bahia ficou com a maior queda semanal, de 2,19%. A maior elevação, de 1,23%, foi em Alagoas. Em São Paulo, principal estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, houve baixa de 1,39% no período. Na mesma época, a cotação média do etanol variou de R$ 2,593 para R$ 2,557 o litro.

Para quem possui carro flex (com possibilidade de abastecer com álcool ou gasolina) o etanol continua sendo o combustível mais vantajoso em muitos estados. como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná são alguns exemplos.

Na média dos postos pesquisados no país, a paridade é de 62,78% entre os preços médios de etanol e gasolina, o que favorece a opção pelo biocombustível. A gasolina foi mais vantajosa no Rio Grande do Sul, com a paridade de 90,42% em relação ao preço do etanol.

Gasolina x Álcool

Para decidir com qual combustível abastecer, existe um cálculo bem fácil e rápido. É só dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, abasteça com álcool. Se for maior, escolha a gasolina.

Fique esperto (a): desconfie de postos que comercializem combustível muito abaixo do preço de mercado. O álcool ou a gasolina podem estar adulterados, prejudicando o desempenho do seu carro e a vida útil de muitas peças.

Fonte: UOL https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/07/01/etanol-recua-em-19-estados-e-no-df-preco-medio-cai-089-no-pais.htm

× Como posso te ajudar?