Geralmente, na hora de comprar um carro, uma dúvida persiste na cabeça do comprador: carro automático ou manual? Por muito tempo, carro com câmbio automático era artigo de luxo, mas com a crescente oferta de novos modelos com a opção, o câmbio automático deixou de ser uma exclusividade de carros sofisticados e passou a equipar versões mais acessíveis.

É possível comprar um carro automático pagando de R$ 3 a 5 mil reais a mais no preço final do veículo. Atualmente, o câmbio automático está na lista dos opcionais mais pedidos nas concessionárias. Mas, e você? Conhece as diferenças entre o câmbio automático e o câmbio manual? Não? Então, vamos lá!

O sistema de transmissão de um carro é composto por volante, embreagem, eixo de transmissão e caixa de câmbio. Este último, permite que o motor forneça força motriz apropriada às rodas de acordo com cada necessidade.

A diferença entre tipos de câmbio está na forma de engate das marchas. O câmbio manual possui uma caixa de marchas que permite as relações de transmissão da força do motor para as rodas por meio de um pedal de embreagem. No câmbio automatizado, a embreagem continua presente, mas passa a ser acionada por um sistema elétrico, que elimina a necessidade do pedal. Confira abaixo a comparação que fizemos entre os dois modelos de câmbio:

Câmbio manual: transmite mais esportividade. É melhor nas ultrapassagens e há grande oferta de peças de reposição. Apesar de possui manutenção mais em conta, quando mal usado, exige mais manutenção do que outros tipos de transmissão. Também exige mais do condutor (é mais cansativo) e o uso incorreto das marchas pode ocasionar aumento de consumo, queima da embreagem e prejuízo ao motor. É ideal para pessoas que moram em lugares onde não há muito congestionamento e que têm prazer em dirigir.

Câmbio automático: possui maior durabilidade. É mais confortável e considerado mais seguro pelo mercado internacional. Por outro lado, a manutenção é mais cara e o gasto de combustível é maior dos que a transmissão manual. Na ladeira, o carro pode ser parado apenas acionando o freio (ele não desce, o que melhora a vida de muitos condutores). Exige troca periódica do filtro e do óleo do câmbio, além de mão de obra especializada.

Agora que você conhece a diferença entre os modelos, é só fazer as contas e escolher a opção que se adapta melhor ao seu estilo de vida. Confira outras dicas no nosso blog.

Fonte: carrodegaragem.com

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