O airbag foi desenvolvido para proteger os pilotos americanos durante a II Guerra Mundial caso ocorresse uma parada repentina ou forte colisão. Somente na década de 60 os técnicos da General Motors desenvolveram um tipo de airbag para ser usado em automóveis, mas foi a Volvo que lançou o equipamento no mercado.

Os primeiros airbags só eram ativados caso o motorista estivesse usando o cinto de segurança. Atualmente o sistema que não depende do uso do cinto, ele é independente e ativado pela presença do passageiro. Entretanto, a maioria dos sistemas instalados nos veículos exige o uso do cinto de segurança.

Embora o airbag já tenha salvo muitas vidas envolvidas em acidentes automobilísticos, em alguns casos  podem ocorrer pequenos ferimentos como queimaduras devido ao atrito da bolsa inflável do airbag com a pele dos ocupantes, especialmente se estiverem muito próximos da área de inflação da bolsa.

Num acidente grave, os Airbags disparam num tempo inferior a 25 milésimos de segundo após o início do impacto. O tempo entre o início de inflagem e o esvaziamento da bolsa também é muito pequeno, e assim antes de 100 milésimos de segundo após o início do impacto do veículo, o airbag já deve ter cumprido todo seu papel no amortecimento dos ocupantes.

Airbag e crianças

O airbag pode proporcionar risco fatal no caso de uma criança no banco dianteiro em um dispositivo de retenção da classe 0+, que esteja voltada para a direção contrária ao sentido de marcha de um veículo, cujo Airbag não tenha sido desativado.

Quanto mais próxima estiver a criança do Airbag durante o seu processo de inflagem, tanto maior serão os riscos de uma desaceleração fatal sobre a cabeça. No caso da cadeirinha da classe 0+ na posição voltada para a traseira do veículo, a cabeça fica muito próxima ao local onde o Airbag dispara no painel de instrumentos.

Portanto, se em um veículo sem Airbag é sempre recomendável que as crianças ocupem o banco traseiro, no caso do veículo com Airbag essa recomendação é duplamente recomendável. Geralmente os veículos possuem a opção de desativar o airbag nas portas laterais, é tipo um “chave” ou uma tecla de série. Caso o veículo não possua essa opção, é necessário levar o veículo até uma concessionária para realizar a desativação.

 

Fonte: Fundação Mapfre e Assento Infantil

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